Água fresca... para ideias com sede...

segunda-feira, julho 23

A União Europeia e o Youtube

Vai aquecendo a polémica acerca da promoção do canal Youtube da União Europeia.
Os vídeos sobre a política agrícola da UE e/ou a segurança nas estradas são pouco vistos; mas um vídeo com cenas eróticas do cinema europeu tornou-se, automaticamente, um grande sucesso.

Para o eurodeputado conservador da Grã-Bretanha, Chris Heaton-Harris, a Comissão Europeia anda a desperdiçar o dinheiro dos contribuintes e um eurodeputado da Polónia, membro da conservadora Liga das Famílias Polacas, acusou a comissão de usar "métodos imorais" para se promover.
O porta-voz da Comissão Europeia, Martin Selmayr, informou que chegou uma onda de reclamações da Polónia sobre uma cena íntima entre dois homens, mas recusou-se a admitir que exista alguma coisa controvérsia sobre o filme. Irritado com o que chamou de "ataque quase religioso à importante diversidade cultural que existe na UE", ele afirmou que as imagens são passagens de filmes premiados e que a Comissão tem muito orgulho da sua rica herança cinematográfica, tendo acrescentado: "A União Europeia não é um reduto de leitores de bíblia; nós acreditamos na liberdade de expressão e na criatividade artística".
Para a vice-presidente da Comissão, Margot Wallstrom, "É muito importante para a Comissão usar todas as formas ao seu dispor para se comunicar com os cidadãos europeus".

O vídeo Film Lovers Will Love This é um de quatro feitos para exibição em cinemas europeus para divulgar um fundo da UE que ajuda a distribuir filmes de sucesso feitos nos países-membros. Mas, só depois da União Europeia ter lançado o seu próprio canal no YouTube, EUtube, é que Film Lovers Will Love This ofuscou os outros vídeos da série.
Nenhum dos autores de e-mails para o site EUtube apresentou objeções sobre o conteúdo sexual. A principal queixa é que são poucos os filmes que estão disponíveis em idiomas que não o inglês, mas os gritos de Film Lovers Will Love This! não precisam de tradução.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails