Água fresca... para ideias com sede...

quarta-feira, fevereiro 7

AQUECIMENTO GLOBAL

Este tema faz parte das minhas preocupações recorrentes. Tento sempre que posso, cativar o número máximo de pessoas para partilhar esta preocupação.
Se, se derem ao trabalho de ir ver, o relatório das Nações Unidas, acabadinho de saír (climate change 2007), ficarão provávelmente preocupados e com razão.
Descansem que o mundo não acaba para vocês. Para os nossos filhos e netos, no entanto, já não vai ser assim. Mais do que os países, que se guerreiam sem fim à volta deste tema, importa que sejamos nós a tomar uma atitude, ou melhor uma série delas, que farão de certeza a diferença.
Voltarei rápido para vos dar conta de alguns gestos, que multiplicados por muitos de nós, dão resultados impressionantes.
Leiam também o relatório Stern, da Grã-Bretanha.
Para começar:
-troquem as vossas lampadas por outras de alto rendimento.
-poupem o máximo de água que puderem.
-façam uma reciclagem efectiva nas vossas casas.
-não usem sacos de plástico indiscriminadamente.
-tomem banho de chuveiro, não de imersão.
-usem vidros duplos. O que se poupa em aquecimento é notável.
-usem a lareira o menos possível. É uma das maiores fontes de dióxido de carbono.
-Quem puder que use energias alternativas.

Para quem pensa que isto não faz sentido dou-lhe um exemplo. Os autoclismos têm um sistema poupador de água. Nos que não têm, coloquem-lhe dentro uma garrafa cheia com um litro de água. Numa casa normal poupa-se em média 40 litros/dia. Num mês são 1200l. Num ano são 14.400 litros. Só num andar. Num prédio de 30 apartamentos são 432.000 litros/ano. Multipliquem isso pelas cidades do vosso país, do mundo. A quantidade de energia que se poupa é inimaginável.
Fiquem comigo. Lembrem-se do que vos disse, no vosso dia-a-dia.
Um abraço

GED

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails