Água fresca... para ideias com sede...

domingo, fevereiro 11

TANGO

Elsa Osório é uma escritora nascida em Buenos Aires, em 1952. Vencedora, entre outros, do Prémio Nacional de Literatura, do Prémio de Jornalismo do Humor e do Prémio para o Melhor Argumento de Comédia, todos eles na Argentina. Recebeu também o Prémio Literário da Amnistia Internacional e foi finalista do Prémio Femina, em França. A sua obra está publicada em mais de vinte países incluindo Portugal. As edições ASA já tinham publicado, em Portugal, a sua obra Há Vinte Anos, Luz. Publica agora o romance Tango aproveitando a sua presença na Póvoa do Varzim para participar no VII Encontro de Escritores de Expressão Ibérica, nos Encontros d'Escrita.

Tango recria a história de uma cidade e de uma música através da saga de duas famílias que se encontram nos extremos da escala social: um cocktail explosivo de amores, lutas, alegrias e traições, e uma dança perigosa e sensual que os une num abraço.
No La Latina, em pleno centro de Paris, um tango junta o destino de Ana e Luís. Ana é francesa e ama o tango com a mesma paixão com que rejeita o país de seu pai, a Argentina. Luís é natural de Buenos Aires e Paris é a sua última aposta para sair de uma profunda crise económica e criativa. O projecto de um filme sobre o tango, realizado por Luís e em que Ana participará, vai ligá-los a partir desse momento de um modo irreversível.
Elsa Osório escreveu um fascinante e admirável romance de múltiplas vozes, que percorre a história do tango e a história da sociedade argentina: as familias tradicionais, as lutas e as reivindicações operárias, a imigração e a sua contribuição para a identidade nacional.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails