Água fresca... para ideias com sede...

terça-feira, fevereiro 27

Eleni Karaindrou, uma compositora

Sou meio melómana, reconheço.
Há cerca de dois anos, nas minhas habituais visitas ao meu fornecedor de discos, o Sr. Alberto, ele deu-me a ouvir o disco "Weeping Meadow". Logo que comecei a ouvir os primeiros acordes, perdi-me de amores por aquela música.
Ontem, mais uma vez passei por lá à procura de novidades. Entretida a ver livros e CDs, ouvindo, em fundo, a voz inconfundível de Tom Waits, vejo um novo CD de Eleni Karaindrou – “Elegy of the Uprooting”. O Sr. Alberto diz-me: “Tem de ouvir”. Auscultadores nos ouvidos, reconheço os dois primeiros temas como sendo do anterior disco. Começo a ler o folheto e vejo que se trata da gravação ao vivo, com duração de cerca de 1h:40m, dum concerto em Atenas, com grande orquestra, coro e a voz de Maria Farantouri. Para além de algumas das composições de Weeping Meadow, encontro outras que mal conhecia, de outros discos que não tenho. Claro… não podia deixar de o levar comigo.

Eleni Karaindrou, grega, com formação em etnomusicologia, para além de história e arqueologia, compõe principalmente para cinema e teatro. A sua música é simples, harmoniosa, romântica, serena, mas ao mesmo tempo trágica, nostálgica… Lembra-nos paisagens ensombradas de neblina, com uma réstia de sol ao fundo. Lembra cores sombrias que se transformam em arco-íris brilhantes.
Todos os adjectivos que possa encontrar para descrever a sua música parecerão pobres depois de se ouvir.

Gravações da excelente etiqueta ECM, os seus discos são imperdíveis.
Ouça aqui algumas das suas composições.

Maria Farantouri, tem uma voz de contralto melodiosa mas poderosa, grave e quente. Entre 1967 e 1974, durante o exílio, deu concertos em todo o mundo protestando contra a ditadura fascista na Grécia, sendo deputada do PASOK desde 1989.
Podem ouvi-la nas composições de Mikis Theodorakis: There’s no place on earth like the world e Open the wind.

2 comentários:

Anónimo disse...

estou baixando algumas músicas dela agora... acabei de assistir "eternidade e um dia" e suas músicas simplesmente completam o filme admiravelmente...
pesquisando sobre ela na Net caí aqui... grato pelas dicas apresentadas!!
alguma coisa que ñ sei ainda me lembrou Goran Bregovic... conheces?

fica como dica.

Anónimo disse...

Márcio
Obrigada pela dica quanto a Goran Bregovic. Não conhecia e estou a tentar encontrar alguma informação.
Estou a ouvir agora uma das suas composições, "Ederlezi". Muito interessante. Vou procurar no Sr. Alberto. :-))
Um abraço

Related Posts with Thumbnails