Publicidade - Outros alvos...
Em 2006, a Dove lançou uma campanha publicitária sob o tema "Corpos reais", em que a foto abaixo foi uma das mais divulgadas.
Não terá sido a primeira vez que uma marca optou por mostrar a mulher como ela é: com gordurinhas a mais, uma celulite à mistura, umas estrias a espreitar... Nessa campanha apareciam mulheres vulgares.
Um dos produtos que a publicidade utiliza mais para vender é o corpo feminino. Mas não um corpo qualquer. Nos corpos ideais que mostra, além de vender o produto, vende também conceitos que as mulheres passam a desejar: um corpo esbelto, elegante, perfeito. De preferência, magro.
O que a Dove fez foi fazer com que a mulher "normal" se sentisse bonita, com vontade de se cuidar, valorizando as suas características físicas, e deixasse de sofrer por não conseguir alcançar o que para a maioria é inatingível. Isto é, serem Mulheres Reais.
Agora, a mesma Dove surge com a campanha Pro-age:
"Velhas demais para estar numa propaganda anti-idade
Mas essa não é anti-idade
É pró-idade
Beleza não tem limite de idade"
A ideia da campanha é explorar a sensualidade da mulher que já não é mais jovem, mas continua a sentir-se atraente e sexy.
Claro que a preocupação da marca não é com a aceitação de um novo padrão de beleza feminina, mas sim vender mais produtos, para um segmento da população que normalmente é deixado de lado - as "gordinhas" e as "mais velhas".
Óptima propaganda para mulheres que começam a sentir-se cansadas com tanta pressão por beleza perfeita. Mas o que é certo é que não passa de mais um chavão acerca do que as mulheres querem ouvir e ver.
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