Água fresca... para ideias com sede...

domingo, abril 15

GAMAL NASSER


Gamal Abdel Nasser (em árabe جمال عبد الناصر) nasceu em Alexandria, em 1918 , governou o Egito de 1953 (quando liderou um golpe que derrubou o governo pró-britânico do rei Faruk que não estava preocupado com os destinos do país) até sua morte, em 1970.

Depois de ter frequentado o ensino liceal entrou na Real Academia Militar, na qual se formou em 1938, onde terá reunido os membros da sociedade revolucionária dos oficiais Livres.

A sua sociedade revolucionária planeava mudar o rumo dos acontecimentos. Para tal pretendia afastar o rei Faruk I, aproveitando o insucesso da campanha egípcia contra Israel em 1948. O golpe foi concretizado em 1952 e conduziu a uma radical alteração das políticas governamentais. No ano seguinte 1953 a monarquia foi abolida e os partidos banidos.

Gamal Abdel Nasser com Nikita Khrushchov.
Gamal Abdel Nasser com Nikita Khrushchov.

Notabilizou-se, ao lado de Jawarharlal Nehru e outros, como um dos líderes carismáticos do movimento terceiro-mundista, o que lhe rendeu grande fama em todos os países do dito "Terceiro Mundo" (reza a lenda que o presidente brasileiro Jânio Quadros governava com uma foto do líder egípcio em seu gabinete). Nasser promoveu, durante seus quase vinte anos no poder, forte política nacionalista, fomentando o movimento pan-arabista, e acabou por levar o Egipto a uma efémera associação com a Síria (a República Árabe Unida).

Um marco importante de sua liderança foi a nacionalização do Canal de Suez, que desaguou na Guerra de Suez (1956), em função da resposta militar de França e Inglaterra. As duas potências do século XIX, contudo, viriam a descobrir que o mundo do pós-II Guerra Mundial já não mais lhes pertencia. Sem o apoio norte-americano ou soviético, os exércitos francês e britânico foram obrigados a retirar-se do Egipto.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails