Água fresca... para ideias com sede...

terça-feira, maio 8

ABDEL KRIM

Marrocos situa-se num território colonizado por navegadores de origem fenícia por volta de 1.100 a.C., Romanos, vândalos, visigodos e bizantinos dominam sucessivamente a área. Os árabes muçulmanos conquistam Marrocos no século VII da Era Cristã e, através dela, alcançam a Espanha.
O fácil acesso e as riquezas naturais do Marrocos aguçam a cobiça dos portugueses, que procuram estabelecer-se na costa atlântica do país no século XV.

Seguem-se os franceses, em 1530. Mulay Ismail, o mais célebre sultão marroquino, reconquista, no início do século XVIII, quase todas as cidades tomadas pelos europeus. Mas a França afirma seu domínio sobre a região no final do século XIX. Em 1912, pela Conferência de Fez, Marrocos torna-se oficialmente protectorado francês, enquanto a Espanha adquire o controle da região sudoeste do território (Saará Espanhol).

Agitações nacionalistas e levantes tribais ameaçam o poder franco-espanhol nas décadas de 20 e 30. Abdel Krim, líder dos berberes, chega a proclamar uma República das Tribos Confederadas e recebe ajuda da Terceira Internacional (comunista).

Um contingente de 40 batalhões franceses, com a ajuda de tropas espanholas, força Abdel Krim a capitular, em Maio de 1926. No curso da 2ª Guerra Mundial (1939-1945), com a França ocupada pelos alemães, surge, em Dezembro de 1943, o Partido da Independência (Istiqlal), de perfil moderado, que passa a liderar o movimento nacionalista marroquino, com apoio dos EUA.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails