Água fresca... para ideias com sede...

terça-feira, maio 29

PATRICE LUMUMBA

Lumumba foi o primeiro Primeiro Ministro da República do Congo. Nasceu em 2.07.1925, em Sancuru, província de Kasai. Estudou em colégios de missionários católicos e protestantes e posteriormente trabalhou no correio, iniciando suas actividades políticas que visavam a libertação do Congo do colonialismo belga. Percebeu que para isso seria necessário suplantar as diferenças tribais entre as populações negras do Congo. Junto a correlegionários, escreveu uma declaração defendendo a imediata independência do país. Em 1958 fundou o MNC – Movimento Nacional Congolês. Ao contrário de outros partidos, defendia a independência de todo o país e a união de todos os congoleses, independentemente de suas origens tribais. O governo belga e as multinacionais que exploravam as riquezas do país e mantinham seu poder através de violenta repressão, tiveram de lidar com frequentes revoltas populares e a condenação da opinião pública internacional até quando entenderam que não seria mais possível manter o controle sobre o país africano. Após vários aprisionamentos e longas perseguições a Lumumba, visto como um líder radical pelo governo belga, este aceitou negociar. Nas eleições de meio de 1960, o MNC venceu e Lumumba tornou-se Primeiro Ministro, levando a nação congolesa à independência em 30 de Junho. Lumumba buscou externamente um governo de não-alinhamento e internamente buscou promover mudanças na vida social e económica do povo, vítima da exploração belga e das elites tribais locais. Isso provocou a reacção destas que, com o apoio da CIA – governo Eisenhower – e do governo belga,levaram à sua destituição do cargo pelo Presidente Joseph Kasavubu, cuja autoridade para isso foi contestada por Lumumba. O golpe levou ao assassinato de Lumumba na passagem de 17 para 18 de Janeiro de 1961, em Elisabethville, após uma tentativa de fuga frustrada e prolongadas sessões de tortura. O governo foi parar nas mãos de Mobutu Sese Seko, que estabeleceu uma ditadura corrupta e sanguinária que levou o país de volta à submissão à Europa e aos EUA. A vida de Lumumba é um exemplo para todos brasileiros de como governos estrangeiros e imperialistas podem utilizar tribos nativas e suas diferenças culturais para minar o poder de governos de união e integração nacional.

6 comentários:

Anónimo disse...

Thanks for sharing your info. I truly appreciate your efforts and I am waiting for your
next post thanks once again.

Also visit my web site :: bethany college golf team scandal

Anónimo disse...

I'm impressed, I have to admit. Rarely do I come across a blog that's both educative and entertaining, and without
a doubt, you've hit the nail on the head. The problem is something too few folks are speaking intelligently about. I am very happy that I stumbled across this in my hunt for something regarding this.

My web blog; 6 volt golf cart batteries for sale

Anónimo disse...

It's a pity you don't have a donate button!
I'd most certainly donate to this outstanding blog! I guess for now i'll settle for book-marking and adding your
RSS feed to my Google account. I look forward to fresh updates and will talk about
this blog with my Facebook group. Chat soon!


My page Callaway Golf Clubs for Sale

Anónimo disse...

Just wish to say your article is as astonishing. The clearness to
your publish is just excellent and i can suppose you're a professional on this subject. Fine together with your permission allow me to grab your RSS feed to keep updated with approaching post. Thank you one million and please keep up the gratifying work.

Take a look at my web page; Completegolfsets.Net

Anónimo disse...

I almost never leave responses, but I looked at a few of the remarks here "PATRICE LUMUMBA".
I actually do have 2 questions for you if it's allright. Could it be simply me or do some of these remarks come across like they are left by brain dead individuals? :-P And, if you are writing at other places, I would like to follow everything new you have to post. Could you list of all of all your social networking sites like your Facebook page, twitter feed, or linkedin profile?

Visit my site - Edwingallery.com

Anónimo disse...

This article presents clear idea for the new visitors of blogging, that really how to do blogging.


Feel free to surf to my web blog; Championgolfgifts.Com

Related Posts with Thumbnails